Será que é possível viver apenas de renda? Saiba que a resposta é sim, mas para isso é necessário você saber qual é o investimento ideal para viver de renda. Esse é um dos sonhos da , viver sem precisar trabalhar muito ou não ter um chefe, horários e obrigações.
Para isso, é importante que você tenha uma , uma determinada quantia para caso ocorra algum imprevisto. Agora, para começar é preciso entender qual é o investimento ideal para viver de renda.
Um dos principais pontos a serem considerados é que você em investimentos que tragam lucros. Estes precisam ser suficientes a médio e longo prazo, para que consiga arcar com todas as suas despesas existentes e que possam surgir com o tempo.
3 passos para encontrar o investimento ideal para viver de renda
Para quem quer investir para viver somente de renda, existem três passos importantes para serem seguidos. Confira:
1º passo: é preciso ter dinheiro a mais para poder investir em alguma área;
2º passo: saiba quais aplicações deverá escolher para investir;
3º passo: seja paciente, pois o retorno do investimento pode demorar.
É importante lembrar que se você não aplicar o dinheiro mensalmente, será difícil alcançar o seu objetivo.
8 dicas para você ter o investimento ideal para viver de renda
Conheça a seguir oito dicas para você ter o investimento ideal para viver de renda.
Considere fazer um balanço financeiro
Esse deve ser o primeiro passo de uma pessoa que quer ter um investimento ideal para viver de renda. Para isso, é necessário refletir sobre os seguintes tópicos:
Quanto exatamente você ganha?E quanto você gasta?Quanto pode economizar por mês?Existem duas formas de verificar a sua situação financeira. A primeira criando e no seu computador ou até mesmo em um caderno.
Ou também por meio de aplicativos de smartphones existentes. Lembre-se de colocar todos os valores que você ganha, as contas atrasadas, as fixas e variáveis.
Pague as dívidas que estão em atraso
Depois de já ter realizado o , é preciso pagar as contas que estão em atraso ou até mesmo alguma dívida antiga que você ainda tenha.
Por isso, some todos os valores das contas e tente negociar com os credores. Caso , tente um desconto.
Realize um planejamento financeiro
Após ter feito as duas etapas anteriores, está na hora de realizar um planejamento financeiro. Mas antes, você precisa saber qual é o valor máximo que consegue guardar por mês.
É preciso frisar que a relação do quanto você ganha e do quanto consegue poupar, é o que possibilitará que aplique mais ou menos quantia em investimentos. Se investir mais, como consequência poderá viver dessa renda mais rápido.
Durante o planejamento financeiro, tente descobrir qual será o valor mínimo a ser investido para que consiga ser independente financeiramente até um determinado tempo.
Coloque o planejamento em prática
Ao começar a colocar o planejamento em prática, será necessário ter bastante disciplina para economizar e conseguir investir todo mês uma determinada quantia.
Comunique a sua decisão de poupar dinheiro para a sua família. Dessa forma será mais fácil de conseguir a quantia necessária para o investimento ideal para viver de renda.
Entenda sobre investimentos
É importante entender bem sobre o investimento ideal para viver de renda. Por isso, esteja sempre atento na economia e nos melhores locais para aplicar o seu dinheiro.
Quanto mais você souber sobre o assunto, mais capital conseguirá ganhar ao investir.
Tenha disciplina
Nesta etapa será preciso que você tenha paciência e disciplina, principalmente porque o emocional poderá afetar o seu objetivo.
Lembre-se que se o seu orçamento não permite que você economize uma quantia grande, o processo poderá demorar mais do que o esperado.
Por isso, é tão importante manter-se focado na sua meta.
Diversifique os investimentos e gerencie prazos
Não aplique todo o dinheiro que você economizou em apenas um investimento. Diversifique a carteira, dessa forma estará aliando o máximo de rentabilidade com o de segurança possível.
O quesito de proteção também não deve ser esquecido. Quem quer ter o um investimento ideal para viver de renda precisa diversificar.
Sendo assim, aplique uma parte do dinheiro em investimentos seguros, estes com rentabilidade medianas. Enquanto a outra parte pode ser colocada em investimentos mais atrevidos, com a possibilidade de retorno a longo prazo.
Invista em ações da Bolsa de Valores
Muitas pessoas têm medo de investir em ações da , com medo de perder dinheiro. Para que isso não aconteça, você precisará entender como funciona esse mercado e ter uma consultoria, com pessoas de confiança ao seu lado.
Assim, você terá mais chances de aumentar a sua renda e com a possibilidade de um novo investimento. Até porque a Bolsa de Valores tem um alto rendimento nas ações.